Escola de Atabaques Ilú Ódárà realiza abertura de Seminário de Segurança Pública
Escola de Atabaques Ilú Ódárà realiza abertura de Seminário de Segurança Pública
O Instituto Capacitar de Direitos Humanos e Diversidade em parceria com o Movimento do Espírito Lilás realizaram nos dias 06 e 07 de março de 2025, no Instituto Omidewá, o I Seminário LGBTQIAPNB+ de Segurança Pública com o tema central "Segurança para as nossas cores". O Seminário contará com uma diversidade de debates e apresentações artísticas como a intervenção artística "Guerreiros da Ancestralidade" de Amanda Maria que será apresentada no finalização do evento.
A abertura do seminário ocorreu no dia 06 de março (quinta-feira), às 19h, com a presença de lideranças do movimento LGBTQIAPNB+, gestores e contou com a palestra do advogado Vinícius Lúcio de Andrade, mestre em Direito Constitucional e professor de Direito Penal e Processual Penal. O tema abordado foi "A Desmilitarização como ferramenta indispensável para as classes vulneráveis". A recepção dos participantes foi realizada com uma apresentação cultural da Escola de Atabaques Ilú Ódárà.
A Escola de Atabaques Ilú Ódárà, fundada em 2015 no bairro Mangabeira, João Pessoa, pelo produtor cultural Fagner Alisson da Silva, tem como objetivo preservar e promover os ritmos e cânticos sagrados dos orixás e das tradições africanas. Além das apresentações culturais, o Ilú Odara oferece cursos gratuitos de percussão para crianças, jovens e adultos das comunidades periféricas de João Pessoa, ressaltando a educação musical como ferramenta para fortalecer as identidades culturais nas áreas periféricas.


